dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     07/05/2024            
 
 
    

 

 

Os fertilizantes ou adubos são compostos químicos que visam suprir a deficiência de nutrientes essenciais dos vegetais e são aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção.

Há uma grande discussão sobre o uso dos fertilizantes. Por um lado, temos os problemas ambientais causados pela intensificação de seu uso como contaminação dos lençóis freáticos, riscos à saúde dos consumidores e trabalhadores rurais. De outro, temos a necessidade do uso desses fertilizantes para ter uma produção de alimentos que atenda à demanda mundial.

Segundo as informações da pesquisa “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável” divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, a quantidade de fertilizantes usados em áreas plantadas no Brasil praticamente dobrou, passando de 69,4 quilos por hectare em 1992 para 143,7 quilos por hectare em 2008. 

A grande preocupação apontada por esse relatório é de que esse aumento não foi proporcional ao avanço no uso da terra, apontando assim um uso excessivo de fertilizantes.

O uso intensivo de fertilizantes também acarreta prejuízos econômicos, já que representa um gasto a mais na produção. Isso pode ser justificado pelo fato de que no Brasil, ainda é praticada a agricultura convencional, que considera a propriedade homogênea. Nesse sistema, os insumos são aplicados considerando uma necessidade média, ou seja, a mesma quantidade de fertilizantes é usada em toda área.

A agricultura de precisão (AP) pode ser a solução para esse impasse. A AP considera a heterogeneidade do solo e a aplicação de fertilizantes é feita de maneira exata, considerando a quantidade requerida em cada parte do terreno.

A AP faz uso de tecnologias como Sistema de Posicionamento por Satélites (GPS- Global Positioning System) e sistema de informações geográficas que permitem o tratamento e análise dos dados coletados no campo.

A análise dos dados permite a aplicação otimizada dos insumos agrícolas, já que só é aplicada a quantidade exata e necessária, evitando excessos que representam riscos ao meio ambiente. Com a redução da quantidade desses fertilizantes temos um ganho econômico para o agricultor, resultando na redução do custo do produto final.

Segundo dados divulgados no site da Organização dos Estados Ibero Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (http://www.oei.es/divulgacioncientifica), o pesquisador José Paulo Molin da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo diz que a AP surgiu na Holanda e Dinamarca pela necessidade de adaptação à legislação ambiental. Molin também afirma que a agricultura de precisão é pouco explorada no Brasil, mas que temos a obrigação de entrar nesse ramo para melhorar tecnicamente o padrão da nossa agricultura.

Voltando à questão dos fertilizantes, acho difícil eliminar ou proibir o seu uso, porém, a AP seria um grande aliado para manter os índices de produtividade e diminuir os impactos ambientais.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Mecanização em Agricultura de Precisão - Artigos já Publicados

Erros do sistema global de posicionamento (GPS)
23/02/2012

Novas tecnologias aplicadas durante a operação de semeadura
30/11/2011

O sistema NAVSTAR – GPS
03/10/2011

Análise do solo: ferramenta indispensável para a agricultura
16/05/2011

A importância da língua inglesa para o profissional de Agricultura de Precisão
25/03/2011

Os grandes desafios de quem sempre agiu à sua maneira
29/12/2010

Agricultura de Precisão
26/11/2010

Conteúdos Relacionados à: Fertilizantes
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada